Vinho brasileiro produzido por francês: conheça a Vinhetica

Sabe aquela vontade de largar tudo e produzir vinho?

Foi mais ou menos isso que Gaspar Desurmont fez, após escolher como segunda profissão a vitivinicultura.

Abandonando as finanças, dando a volta ao mundo para trabalhar em diferentes regiões produtoras de vinho, o francês chegou ao Brasil com o sonho de desenvolver aqui as noções de terroir, sustentabilidade e mínima intervenção.

Em 2014 fundou a Vinhetica e começou a produzir o que ele chama de “vinhos éticos” (daí o nome Vinhetica), enquanto descobria os principais terroirs do sul do Brasil.

De lá pra cá, Gaspar adquiriu uma chácara na Campanha Gaúcha e vinhedo próprio. É dele a responsabilidade de todo o processo produtivo, desde a produção das uvas até a vinificação.

Um dos fatos mais curiosos sobre a Vinhetica, ao meu ver, é o empenho em aproveitar recursos naturais e testar plantio de uvas. Existe na propriedade o cultivo de Baga, Assyrtiko, Arinto e até mesmo Saperavi – castas nada convencionais, digamos.

Gaspar ainda experimentou mais de 12 madeiras brasileiras em processos de vinificação. Seu Sauvignon Blanc que faz estágio em barrica de jequitibá rosa já é famoso pela crítica especializada e por aqueles que tem o privilégio de provar.

Seu mais novo vinho, ainda não lançado, é um corte de 5 uvas que estagia em barricas compostas por 7 madeiras nativas brasileiras diferentes. Um escândalo de bom! Provei ontem na degustação dirigida aos profissionais da área e formadores de opinião.

Se depender da Vinhetica, a originalidade nunca perderá espaço no cenário dos vinhos nacionais!

Vale a pena vocês conhecerem!

Contato Vinhetica: BWC (21) 3689-8537

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s