Por que a rolha do espumante é diferente?

rolha
Rolha de um espumante ANTES de ir para a garrafa!

Pra quem não sabe ou nunca viu, essa é a rolha de um espumante antes de ir para a garrafa!🍾

Notem que, além de um diâmetro maior, ela possui 2 camadas: a primeira (de baixo, que fica dentro da garrafa) é composta por cortiça natural, maciça e elástica, para vedar bem a garrafa e proteger o líquido.
A segunda (parte de cima) é um aglomerado rígido e pouco elástico – que possui a firmeza necessária para quem for sacar a rolha.

👉Esse tipo de rolha é ideal para vedação (contra entrada de oxigênio e liberação do gás carbônico) e manutenção da pressão elevada no interior da garrafa.

A pressão interna da garrafa de um espumante é muito alta! Cerca de 4 a 6 vezes maior do que a pressão fora. É por isso que devemos ter todo o cuidado na hora de abrir um espumante!

😱😱😱 Lembrando ainda que para ajudar a manter a rolha fixa no gargalo, existe a gaiola de arame – e que as garrafas, mais resistentes, são propícias a suportar uma pressão 3 vezes superior a do líquido.

😱😱😱 Não preciso dizer que espumantes não devem ser abertos com aquela explosão e desperdício de gás carbônico de final de Fórmula 1, né? 😳 Além de uma manobra arriscada, a explosão libera todo o gás carbônico e a ideia é justamente que ele seja liberado aos poucos e que você possa se maravilhar com as deliciosas borbulhas, a nossa amada Perlage!

Tim-Tim!!!

Gosta de espumantes? Leia sobre os níveis de doçura desta nossa amada bebida clicando aqui.

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s