Como adepta do “wine by the glass” achei que era minha obrigação escrever um post sobre os dois lados desse hábito. Pra quem não sabe, wine by the glass significa a possibilidade de se comprar vinhos por taça; bares e restaurantes que mantém em seu serviço, um menu de opções por taça.
Fora do Brasil essa prática é bem comum. Aqui no Rio, aos poucos essa tendência vai caindo no gosto dos cariocas. Sorte a minha.

(Fiz um post sobre 4 bares de vinhos por taça em Santiago, confira!)
A questão é que esse hábito bacaninha, assim como tudo na vida, possui seus prós e contras. E é sobre esses dois lados que quero falar com vocês. Obviamente, meus comentários são de uma simples Bebelier, sintam-se à vontade para comentar e para trocarmos ideias.
Começando pelo lado legal, vamos às vantagens que percebo:
- A melhor de todas é que se você quiser, você pode beber uma única taça de vinho. Simples assim. Afinal, os médicos recomendam uma tacinha de vinho por dia!
- Você pode se arriscar em rótulos novos, de regiões ou até mesmo castas não usuais à sua rotina, ANTES de comprar uma garrafa. Inclusive, os bares que vendem vinho por taça geralmente possuem a garrafa para venda também. Não é mais legal pedir já conhecendo?
- Vale mais a pena gastar com uma taça e uma garrafa certeira, do que com uma garrafa no escuro e se arrepender!
- Você pode provar vários vinhos em uma noite.
- Você pode, com amigos, provar MUITO MAIS VINHOS em uma noite.
- Você pode tomar uma taça daquele vinho caríssimo, que ainda não cabe em seu orçamento, mas sua boca enche de água só de imaginar.
- Dependendo do bar, são servidos rótulos mais “alternativos”; que não chegam com facilidade para compra.
- Vinhos por taça facilitam a harmonização com um menu mais diverso.
- Você pode, mais facilmente, pedir vinhos diferentes para comparar e fazer suas análises.
E agora as desvantagens:
- O vinho pode ter sido aberto há muito tempo, o que reduz significativamente os seus atributos (para contornar essa desvantagem, alguns bares são mais rigorosos no controle do tempo que deixam o vinho aberto e/ou fazem uso de Enomatics).
- Se você estiver em um momento contemplativo, pode achar que uma taça acabou rápido demais.
- Você não vai perceber inteiramente a evolução do vinho, que, muitas vezes ao abrir a garrafa está de um modo e, 3 taças depois, pode estar bastante diferente.
- Você pode achar que está fazendo uma excelente economia e acabar gastando mais ou bebendo menos do que gostaria.
- Você pode gostar muito do vinho, fazer as contas e depois perceber que não foi um bom negócio ter pedido a taça. Em alguns bares, a taça pode custar quase o valor de um terço da garrafa.
- No menu por taça, pode não ter nenhum vinho do seu interesse.

Concordam?
No geral, se você curte o aprendizado e está em busca de novas experiências com menor risco, os vinhos por taça são uma solução bem prática.
Se você já possui uma “litragem” considerável ou simplesmente quer ter o prazer de degustar com calma e contemplação aquele seu vinho favorito, escolha sua garrafa sem nem pestanejar!
Uma opção não exclui a outra! Os vinhos por taça podem servir até mesmo como uma “preparação” para outra ocasião em que você peça uma garrafa!
No final das contas, você vai perceber que desvantagem mesmo é não beber vinho.
