Curso básico de vinhos: como foi cada aula – eu conto aqui!

Eu já escrevi aqui se vale a pena ou não fazer um curso de vinhos. Mas para ser mais detalhista, já que, assim como eu, outras pessoas devem ter dúvida (o curso não é barato), resolvi fazer um post com o programa completo utilizado na ABS e como ele se desenvolve.

Matrícula e Material

O meu contato foi feito pela internet, pelo site da instituição. Fiz uma transferência do valor e enviei um formulário preenchido com o comprovante. Matricula feita, hora de começar a estudar.

No primeiro dia você recebe um Kit, contendo:

  • O livro “Tradição, conhecimento e prática dos Vinhos” de Danio Braga e Célio Alzer. Celio Alzer, além de ter publicado alguns livros sobre vinhos, é um dos professores do curso e criador do Jogo do Vinho. O corpo docente é bem fera;
  • Um programa com as aulas que serão ministradas e os vinhos que serão degustados em cada aula (Rá!) – essa parte é muito boa;
  • Um CD (?) com os slides que serão apresentados durante todo o curso. Que eu preferia ter recebido via e-mail, mas tudo bem;
  • Um bloco de anotações, pastinha e caneta promocional da ABS;
  • Uma lista de restaurantes e lojas conveniadas com a ABS – porque quem é aluno se torna associado, então pode aproveitar os descontos e promoções;
  • A carteirinha da ABS – que comprova que você é associado.
absapagada
Quero meu desconto!

PROGRAMA DO CURSO E ROTEIRO DAS AULAS

>> Aula 1 – Origem da videira, história da uva pelo mundo, técnicas vinícolas, clima e solo, inimigos da videira, principais castas, vinho e saúde.

Aula ministrada pelo professor Ricardo Farias.

Excelente professor, ultra simpático! Aliás, essa é uma qualidade que notei em todo o corpo da ABS.

Eu optei por acompanhar as aulas com o livro, pois gosto de fazer marcações, destacar textos, etc. Foram abordados os capítulos 1, 2 e 3.

livro
Meu livro todo marcado

Como podem perceber, é um conteúdo bem técnico, mas nada cansativo. É para quem gosta mesmo desse universo.

Saí da primeira aula fascinada. É muito bom aprender!

Na aula 1 degustamos um Bourgogne Blanc 2014 – Joseph Drouhin

bourgogne-blanc

>> Aula 2 – Aula sobre os processos da vindima, de vinificação em branco, tinto e elaborações especiais: rosados, vinhos do Porto, Jerez e Madeira.

Como é uma aula que fala de processos, me agradou bastante. Ser engenheira nessas horas faz a gente ver uma graça onde quase ninguém mais vê. O professor foi o mesmo da aula 1 e apresentou os processos de:

Plantio >> Colheita >> Pesagem e Medição >> Recepção e Cantina >>  Desengaçamento e Prensagem >> Fermentação

Acompanhando pelo livro, foram desenvolvidos os capítulos 3, 4, 5, 6 e 7.

Aula 2 do professor Ricardo Farias
Aula 2 do professor Ricardo Farias

Nesta aula degustamos um Colomé Torrontés 2015 e um Villa Montes Cabernet Sauvignon 2012

colome2015

 

vilamontes

aula4
A serenidade no olhar de quem está adorando a aula

>> Aula 3 – Acho que essa é a aula que as pessoas mais gostam. Senti a turma mais empolgada, mais borbulhante (hehe). O professor Celio Alzer falou sobre os processos de Espumatização: elaboração do Champagne e outros espumantes.

Realmente, pensar no Champagne, na história envolvida e em tudo que essa bebida – que é quase considerada uma jóia – representa no mundo…é algo encantador. No livro, esse assunto é tratado no capítulo 10.

O que mais me chamou a atenção nessa aula não foram nem os processos aprendidos, mas a evidência de mulheres à frente das grandes indústrias do Champagne. São as chamadas Viúvas do Champagne. Fiquei tão apaixonada que comecei a ler o livro da Viúva Clicquot, uma biografia sobre como uma mulher viúva naquela época (séc. XVIII) – ela então com 27 anos, conseguiu erguer um império do luxo. Fiz um post só sobre ele aqui.

O que também AMEI durante a aula foram as referências históricas a Napoleão e Churchill, dois estadistas fissurados por Champagne. Nessa matéria da Veja tem frases ótimas do Churchill.

Na aula 3 degustamos o Chandon Reserve Brut.

Nossa cara de phyna na degustação do espumante
Nossa cara de phyna na degustação do espumante

>> Aula 4 – Toda a parte de amadurecimento e envelhecimento dos vinhos é vista na segunda aula com o professor Célio, a quarta aula do curso. Ele é muito bom!

Não resisti a tietagem e não só comprei o livro “O Passo a Passo da Degustação” como também peguei autógrafo do professor. É, sou dessas.

Fiz um post sobre o livro dele aqui.

Tietando o professor Celio Alzer
Tietando o professor Célio Alzer

O vinho degustado nessa aula maravilhosa foi um Casa Silva Carmenere Reserva Cuvée 2014.

Gosto bastante dessa vinícola, e, como eu escrevi acima, a Carmenere é uma uva de vinhedos francos ou seja: sem enxerto, já que nunca foi atingida pela Filoxera. Mas o que isso muda? Nada. Escrevi só para reforçar mesmo.

casasilva

Aula 5 – A quinta aula foi ministrada pelo professor Edgard Kawasaki e foi toda sobre as análises sensoriais do vinho: visual, olfativa, gustativa, táteis e outros aspectos. Foi bem aquela aula de ficar olhando, cheirando e analisando mesmo. Essa aula é uma espécie de introdução ao módulo seguinte do curso – que quero fazer! – que é o de Degustação.

aula5
Foi uma cheiração só

Essa aula foi ótima e vai nos ajudar muito na Confraria, porque em nosso primeiro encontro ficamos tensos na hora de preencher o formulário de avaliação. Claro! Para tudo na vida existe técnica, gente. E estudar é preciso. Estudar, praticar e beber!

Nessa aula degustamos 3 vinhos! Oh yeah, 3 vinhos!

1 – Penedo Borges Reserva Chardonnay 2015;

2 – Miolo Reserva Merlot 2014;

3 – Syrah Reserve Expressión – Villard 2014.

Acompanhei a aula pelos capítulos 8 e 9 do livro.

Aula 6 – Essa aula foi com o professor Euclides Penedo Borges. Sim, é o do vinho, rá! Legal, né? Eu achei. Degustar o vinho dele com ele ali, outra experiência!

Ele também tem um livro sobre Harmonização que quero comprar. A aula foi exatamente sobre isso: o casamento entre comida e vinho. Harmonizar significa isso: casar.

Segundo ele “restaurante significa restaurar a energia e a matéria do nosso corpo”. Se eu concordo com ele? Claaaaaro! Amo mesa, amo restaurante, amo comer!

Achei a aula bem técnica. Mais do que imaginava. Muitos alunos, inclusive eu, aproveitaram para tirar dúvidas sobre pratos que combinam com o quê, dúvidas sobre o que servir, etc. Os capítulos 12, 13, 14, 18 e 20 do livro tratam deste assunto.

Prof. Euclides
Prof. Euclides

Foram degustados um Chardonnay Estate Reserva De Martino 2014 e um Penedo Borges Cabernet Sauvignon Clássico 2014.

Aula 7 – A aula 7 foi maravilhosa!!! É a última aula do curso e nela é entregue o Certificado de Conclusão. É uma aula de Serviços. O que significa isso? Significa que você vai aprender a diferença entre Aeração e Decantação, a abrir um espumante, a saber qual taça é a certa e para o quê, a diferenciar os tipos de abridor e outras coisas.

WhatsApp Image 2017-03-07 at 09.29.25 (3)
Prof. Marcos Lima explicando como se decanta um vinho
WhatsApp Image 2017-03-07 at 09.29.25 (4)
Abridor Screwpull

No final da aula são servidos uns acepipes para serem harmonizados com o vinho – o último a ser degustado no curso.

O vinho degustado foi um Trapiche Melodias 2013.

Estava ótimo! Um Malbec de cor maravilhosa, um aroma leve de baunilha e ameixa preta. Um excelente vinho para acompanhar uma pizza ou uma massa leve, já que os taninos são bem macios. Adorei!

WhatsApp Image 2017-03-06 at 21.17.37
Trapiche Melodias – degustado na última aula

Muito bom estudar um hobby! Muito bom se dedicar ao que se ama!

Então?!

Espero que tenha servido de inspiração para que você ou faça um curso ou indique para alguém. Precisamos de amantes de vinhos! Precisamos que a cultura do vinho se espalhe! Chame um amigo e se matricule em um bom curso. Te garanto que seus almoços nunca mais serão os mesmos!

Publicidade

4 comentários sobre “Curso básico de vinhos: como foi cada aula – eu conto aqui!

  1. Top esse curso heim? Se eu tivesse tempo e dinheiro super faria…
    Interessante o tema sobre a filoxera. Dizem que a uva Malbec é originariamente francesa mas por causa da filoxera milhares de hectares de Malbec foram exterminados da França. Mas conseguiram salvar um pouco e trouxeram pra Argentina… daí como or argentinos tem mania de se apropriarem de tudo (haha – serio. Eles dizem que o nosso pão de queijo foi inventado aqui e o chama de “Chipa” haha) eles dizem que a uva Malbec é e sempre foi Argentina…. aiai… esses hermanos…kkk
    Agora, 6 meses só de validade da carteirinha??? Fala serio!!! Muito pouco!! Tem que fazer valere todo dia ir em algum lugar pra usar o desconto!!kkk

    Curtir

    1. Sim, a Malbec foi levada para aí e eles conseguiram extrair o melhor da uva! Mas não é daí não! rsrsrrs E o pão de queijo, me desculpem, mas é MINEEEIROOOOOO kkkkk Os cursos da ABS aqui, são os mais em conta. Tem escolas mais aplicadas, com mais conetúdo, digamos assim. Só que com preços, ui…não me pertencem! E com relação ao vinho, aprender, basta dedicação mesmo. Leitura e claro: experimentar, experimentar e experimentar!! 🙂

      Curtir

  2. Muito bom, Joana!
    A forma como você descreveu o curso foi bem instigante. Amei!
    Realmente esse abridor Screwpull é sensacional. Permite que o vinho seja aberto de forma super simples e sutil Para nós, mulheres, isso é ótimo. Sempre tenho dificuldade de abrir um vinho com um saca rolhas tradicional.
    Bjs

    Curtir

    1. Que bom que curtiu, Meri! Quem sabe vc se anima e faz?! Eu tenho aqui em casa um saca rolhas muuuito, mas muuuito fácil de abrir QUALQUER vinho que comprei no Extra supermercados. Ele é muito prático e foi super barato. Acho que vou fazer até um vídeo mostrando como funciona, vc me deu uma boa ideia! Não falha nunca!!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s